quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Estratégias pedagógicas que o formador online deve privilegiar

De forma a manter o interesse e a motivação do formando bem como criar dentro do possível a coesão e entreajuda dentro grupo deverá ter privilegiar as seguintes estratégias:

- Criar tarefas que permitam ao aluno familiarizar-se com o modelo online, servindo de introdução ao meio e ao grupo.

- Encaminhar directa e indirectamente o formando e o grupo para o objectivo pretendido, evitando a dispersão e o desinteresse. Para tal deve recorrer a tarefas frequentes tais como desafios, trabalhos, perguntas e discussões de temas.

- Balizar o factor tempo de modo a evitar uma excessiva dispersão do formando, devendo criar tempos bem, definidos e realistas para o desempenho das tarefas dadas.

- Incentivar o trabalho em grupo, seja pela discussão ou comentários dos trabalhos do formando seja pela realização de tarefas ou trabalhos em grupo.

- Acompanhamento individualizado de forma a levar o formando à participação activa.

- Ser centrado no aluno e no conteúdo, e não no formador e/ou no meio.

- Desafiante para o formando. Levando a que este sigo um caminho de pesquisa e de preparação para lá do proposto no conteúdo.

- Ajustar a formação em função das necessidades do formando e do seu ritmo de modo a manter o interesse e a motivação em níveis elevados.

- Centrar no grupo de trabalho a actividade de forma a que se forme entreajuda entre os formandos e partilha de conhecimento.


Paulo Garcia

Sem comentários: